Carnavália 10 Anos

17 de novembro de 2021
Literatura

Há dez anos atrás, nesta data, lancei o meu primeiro trabalho autoral. Eu tinha feito uma porção de coisas, escrito textos para outras pessoas, lançado zines, blogs, etc, mas um livro é um livro, uma experiência alucinante de colocar na roda as ideias que viviam na minha cabeça.

Dá uma onda danada. Não sei se as pessoas têm noção. Mas na época eu fazia questão de tocar o tambor convidando a galera. O negócio foi tão doido que minha família e amigos vieram da Bahia pro lançamento, na sede da editora no bairro do Flamengo e seguimos na madrugada no Café Lamas bebendo aqueles chopps sem fim. Jovens.

Já contei aqui como isso se deu e o que aconteceu em seguida. Agora, dez anos depois (DEZ ANOS DEPOIS, desculpa repetir isso, mas pra mim é um troço) voltei ao livro como quem revê fotos do passado. Carnavália foi, pra mim, meio que o início de tudo. E relendo ele agora foi muito louco perceber certos traços que continuaram presentes em tudo o que fiz depois: roteiros, peças, artigos, zines, cartuns.

Hoje tenho menos vergonha dele do que tinha na época. Vergonha normal, de mostrar as suas tripas para as pessoas e dizer "Venham ver". Aquele cara de dez anos atrás não sou mais eu, muito embora ainda continue sendo, de um jeito ou de outro. Acontece que relendo o livro nesses dias percebi o quanto ele continua sendo atual, ou até mais. Carnavália é um livro de ficção científica distópica poética teatral de humor fragmentado... blá blá blá... a ideia toda era criar formas literárias para falar sobre a transformação das pessoas em produtos de consumo. Captou?

Essa data foi uma bela desculpa para publicar o livro novamente, agora numa edição revisada e ampliada, com textos que tinham ficado de fora da primeira edição, além de outros textos relacionados ao livro. Essa edição está disponível em capa dura, impresso normal, e uma versão digital gratuita. Assim como acontece com quase tudo o que consumimos de arte hoje em dia, estou disponibilizando de graça o formato digital do livro para ser lido onde quiser. E também, pela primeira vez, prints de cada um dos textos para serem usados como pôster.

📕 Novidades:

♦️ Livro impresso: capa dura e normal
♦️ Livro digital: de graça
♦️ Print digital: tamanho A3, assinado

Tudo isso e mais histórias, fotos, vídeos e informações, você encontra aqui.