Olá. Eu nasci em agosto de 1984 em Salvador e moro no Rio de Janeiro desde 2007. Sou escritor de não ficção: ensaios, artigos, crônicas, roteiros, reportagens e entrevistas. Me interesso por arte, cultura, filosofia, tecnologia, internet e xadrez.

Escrevi e publiquei uns livros. No meu blog publico textos sobre cultura, arte e comportamento. Tenho alguns projetos onde entrevisto artistas contemporâneos. Também desenho cartuns e ilustrações. Envio regularmente uma newsletter com novidades e ideias que me ocorrem durante meu processo de estudo, pesquisa e criação.

conteúdo recente

Atualizado: 12 de março de 2020

Ficção é Poder. Estou lendo "Sapiens" do Yuval Noah Harari, no livro ele explica como a capacidade dos homo sapiens de criar ficção garantiu nossa soberania sobre as outras espécies.

Um guia para os perplexos. Por várias vezes Werner Herzog repete seu famoso conselho para cineastas: Leia. Ler é primordial para a expansão interna dos nossos sentidos e experiências, fatores que devem ser fundamentais para um artista.

Cinco fatos literários sobre mim. Participei de uma dessas correntes (é assim que chama?) do Twitter onde as pessoas listavam cinco fatos literários curiosos que ninguém sabia. Decidi aqui explicar melhor cada um deles.

Enfim o fim de 2019. Quando tinha uns 14 anos eu esperava que em 2020 a gente tivesse andando em carros voadores, viajando de teletransporte, convivendo com alienígenas e já conseguisse visitar outros planetas. Na realidade atual eu espero que a gente ainda consiga a continuar a viver neste.

Curta Poesia. Adorei participar do Curta Poesia. Li "Manual para a(r)mar", texto que escrevi há um tempo atrás sobre essas coisas aí.

Leia mais >

Todo conteúdo e design © Gabriel Pardal.