Os textos em A Desobediência do Escritor expõem ideias e elaboram reflexões sobre o trabalho criativo, a influência da internet nos processos de criação, a interferência das redes sociais no contato com público, discutem o sucesso, o fracasso e as dificuldades de seguir a sua vocação. Revelam, assim, o que se passa na cabeça de um artista na busca por criar e apresentar seus trabalhos. Pardal se mostra atento às evoluções da sociedade, ligado na cultura e no comportamento das pessoas, escrevendo com inteligência e bom humor.
Livro digital gratuito e livre de qualquer tipo de DRM. O formato do arquivo ePub pode ser lido em Kindle, Kobo, tablet, celular e computador.
A Desobediência do Escritor
Rio 400ºC
O Escritor no Exílio
O que ocorre quando há ausência de palavras
O Fim da Arte é Libertar
Retrato do Artista Quando Jovem
Em Busca de Bob Dylan
Um E-mail para Reginaldo Pujol Filho
Buraco, A Vida
O Amor Enquanto Eterno
Sem Título
O Fim da Propriedade do Corpo
Hoje é Dia de Rock, Bebê
Curtir, Comentar, Compartilhar
Saber Ler a Internet
A História da Beleza
Te Conheço do Futuro
A Opinião de Cada Um, A Opinião dos Outros
Fim de Ano no Aeroporto
Carta com Fins Lucrativos
Todo Mundo Alegre É Triste Pra Caralho
O Escritor e Seu Novo Romance
Danilo Gentili Não Tem Graça
A Festa Não Acaba (Diário de Aniversário)
Voltando do Futuro
Desde sei lá quando eu venho escrevendo textos de não ficção e publicando em sites espalhados na internet. São ensaios que cruzam com a crítica, a reportagem e a crônica. Esta coletânea é formada por textos que escrevi ao longo de cinco anos, textos que de modo geral falam sobre cultura e arte, com foco especial em literatura. Não é um livro de crítica propriamente dita. É o livro de um artista, escrevo a partir do ponto de vista do fazedor, de alguém que está do lado da criação, lidando com todas as etapas disso.
O título do livro "A Desobediência do Escritor" é porque... Em um país com a taxa de leitura que temos, com um sistema de educação ainda precário e em progressiva ruína, o que faz uma pessoa parar tudo o que tem pra fazer e sentar pra escrever? Qual a razão para continuar a escrever e querer ser escritor? Com tantos convites, bares, praias, festas, filmes, notícias, trabalhos, namoros, famílias... Todo escritor brasileiro está sendo desobediente a todas às coisas que lhe impedem de escrever - e não são poucas.
O mundo está dominado pelo cálculo comercial, pela competição, pela linguagem do entretenimento, e eu acho que o escritor deve criar um contraponto à isso, defendendo a possibilidade de que a literatura ofereça uma outra relação com o mundo em si. Escrever e ler nos ajuda a criar explicações sobre nós mesmos e sobre o mundo.
Este livro é um registro da minha paixão por escrever, fazer arte e buscar ter um olhar criativo sobre a vida.